Nessa Quinta-feira dia 05/08, começou finalmente as eleições 2010. Dos candidatos que se degladiaram estavam Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), respectivamente na minha concepção a Esquerda, a Direita, a Centro-direita e a Extrema Esquerda da política nacional.
Durante 2h30, em um debate um tanto quanto dinâmico e morno, os dois principais candidatos ao palácio do planalto polarizaram o debate. Entre Dilma e Serra foram 24 confrontos diretos, onde a candidata "petista" esboçava um nervosismo complacente perante ao veterano José Serra.
Marina, disparava elogios ao governo Lula, o que fez Plínio a chamar de "petista", além de "EcoCapitalista" e de "Poliana".
Para quem não sabe, Poliana é uma personagem de livros infanto-juvenil que consegue ser feliz até nas piores situações. Plínio afirmava que todos presentes no debate estavam conformados com a situação do País, o que em sua concepção é um erro, pois a desigualdade social é imensa.
A sensação que fica após o primeiro debate é que todos, fora exceções, participam de um único partido, com os mesmo planos, as mesmas ideias e objetivos. Planos de governo bastante voltados para o Social, embora eu espere do futuro presidente planos de expansão em setores como o de transporte e infra-estrutura do país.
Bem, esse foi apenas o carro Abra-Alas... Falta muita escola, para passar nesse sambódromo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário