sábado, 31 de janeiro de 2009

O Mistério do Ramal Moema...

Quando o metrô foi projetado, em 1968, ele tinha no projeto original, além da linha Norte-Sul (Atual linha 1-Azul), dois ramais: o Paulista (Atual linha 2-Verde) e o Moema. O ramal Moema iria partir da estação Paraíso e iria em paralelo à avenida 23 de Maio até Moema. Porém, o projeto foi cancelado. Contudo, cerca de 200 metros do ramal foram construídos, e o trecho onde ele iria começar na estação Paraíso existe até hoje


Na plataforma sentido Tucuruvi (linha 1), indo até o começo da plataforma, pode-se observar, à esquerda, duas faixas de granito e duas linhas amarelas no meio do chão, semelhantes às que ficam antes das vias dos trens. Entre essas faixas, existe o piso de borracha padrão do Metrô.
Esse piso é na verdade um tapume que fica por cima dos trilhos já existentes do ramal, que termina no final da estação. Porém, a via não possui o 3º trilho, não permitindo o estacionamento de trens.


No começo da plataforma, uma parede separa o resto do ramal. Dentro dessa parede existe as duas vias do ramal, que se encontra com a linha 1 logo após a estação Paraíso, sentido Tucuruvi. Ele é usado atualmente para o estacionamento de máquinas de manutenção do metrô.
Para quem quiser observar o ramal, é possível ver um trecho dele sentido Jabaquara, antes da estação Paraíso, à esquerda do trem e sentido Tucuruvi, logo depois da estação Paraíso, à esquerda do trem também.

Um comentário: