De tempos em tempos o mundo sofre com a presença de novas enfermidades. Isso aconteceu com a gripe espanhola, a malária, dentre inúmeras outras doenças. Atualmente, há no mundo um novo vírus chamado de influenza A/H1N1. esse vírus foi batizado inicialmente por gripe suína, devida a presença do DNA do porco em sua composição.
Como vivemos em um mundo globalizado, onde as pessoas viajam por diversas países, logo a gripe, que havia aparecido no México, já estava no mundo todo, fazendo cada vez mais vítimas. de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) até 2010 serão quase 2 milhões de casos no mundo, e inúmeras vítimas fatais.
A Doença tem características semelhantes a gripe comum: Febre, coriza, mal-estar, cansaço e dores musculares, no entanto se difere pelos sintomas mais fortes: a febre acima de 39ºC e que não cessa com nenhum outro medicamento.
Atitudes de higiene ajudam na prevenção. Lavem bem as mãos e/ou as esterilize com álcool 70% ou em gel. deve-se também proteger as vias aéreas como o nariz e a boca, devido ao risco de contagio pelo ar.
Tomando as devidas precauções a gripe A/ H1N1 deixa de ser um "bicho de sete cabeças", e passa a ser parte do cotidiano. Se sentir os primeiro sintomas, procure uma unidade de saúde. Lembre-se: o principal inimigo da gripe é a informação.