quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Concreto


Já parou para pensar na estrutura e na beleza de São Paulo? A principal característica dessa cidade é concreto armado. Forte, o concreto é capaz de construir, modernizar e humanizar qualquer obra. Não é atoa que Niemayer o adotou como fonte de inspiração.

Se anda de Metrô, ele está lá. Na ponte, na via expressa, nos prédios também. O Concreto está gravado no DNA de São Paulo e a mais pura prova disso é seu novo cartão postal: A Ponte estaiada.

Mas, ao mesmo tempo que o concreto credita a cidade beleza e modernidade, por outro ângulo mostra que São Paulo não passa de uma megalópole triste e gelada. Mostra que as pessoa que usam e abusam deste concreto mal se relacionam umas com as outra. Mostra que, encravada em pontes e viadutos de concreto, estão famílias que passam fome e frio e que mesmo perto da belíssima ponte estaiada ainda estão favelas onde a criminalidade e desigualdade social são contantes.

O Concreto revela à São Paulo o que há de mais belo e mais triste. Dentro dele, em volta dele crescem a qualidade e desigualdade que movem a sociedade. Somente quando esse concreto for rompido é que conseguiremos enxergar o que realmente é belo em São Paulo, caridade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário