O Ensaio sobre a cegueira é um livro escrito por José Saramago, e é também a unica obra escrita em português a levar o prêmio Nobel de literatura. Por meio de um texto corrido, com muitas vírgulas, poucos parágrafos, Saramago descreve um sociedade totalmente desorganizada perante um mal súbito, a cegueira branca coletiva e contagiosa que leva a sociedade ao caos.
O Livro não explica por que todos ficaram cegos, mas isso também não importa na narrativa. O que interessa é a maneira como o autor descreve a sociedade e a iguala a um zoológico humano, se vê ali situações que dificilmente acreditaríamos, mas que dentro do contexto mostram que o ser humano é só mais um animal.
Meu primeiro contato com a obra foi por meio do Filme "Blindness, 2008", que é uma adaptação do livro feita por Fernando Meireles. Quando o filme saiu ele foi muito criticado, as pessoas ficaram muito chocadas. A comunidade de cegos ficou revoltada. Tudo isso por que ele não entenderam o mensagem, e se sentiram ofendidos. "As vezes para ver é preciso fechar os olhos", só assim pode ser revelada a verdadeira face dos ser humanos, por meio do caos. vale ressaltar que, a mulher do médico, personagem principal do livro e a unica a não ficar cega é brilhantemente defendida pelo atriz Julianne Moore e as cenas gravadas em São Paulo são de cair o queixo, detalhe para a cena do viaduto do chá vazio. "como eles fizeram aquilo?"
Bem, fica a dica de um belo livro e um belo filme, por Guilherme de Lucas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário