Atualmente a sociedade brasileira se vê fadada a uma escolha: Reduzir ou não a jornada de Trabalho? Se por um lado a ideia pode estimular a criação de novos empregos, por outro pode acarretar em um aumento no custo do trabalho no Brasil.
A diminuição de 44 para 40 horas semanais é uma bandeira que muitos sindicalistas levantam no intuito de aproveitar este tempo para seu descanso, lazer e aprimoramento dos estudos. Este último é muito positivo tanto para o país como para as empresas e industrias.
Entretanto, vale a pena ressaltar que a economia brasileira (mesmo tendo saído saudável da crise) pode se abalar com essa mudança, uma vez que haveria um aumento de 10% no custo do trabalho, podendo não criar novos empregos, pelo contrário, encarecer a produção e causar desemprego.
O fato é que se comparado a países desenvolvidos que utilizam 48 horas semanais, o Brasil é um país que paga muito mal sua mão de obra, logo nada mais benéfico que agraciar sua população com 4 horas semanais que podem ser investidos em seu descanso (o que aumentaria sua eficiência no trabalho) e sua qualificação profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário