sexta-feira, 23 de abril de 2010

Um Mundo Sem Livros


Terminei de ler um livro lindo e Cult-clássico. Para junto de minha estante de livros distópicos, onde estão 1984 e Admirável Mundo Novo, chega FAHRENHEIT 451, de Ray Bradbury. O Título se refere a temperatura que o papel queima, o que para nós (Sul-americanos) é aproximadamente 230 e poucos ºC. Conta a História de uma sociedade onde é proibido ler livros, motivo? Os livros deixam as pessoas tristes e conscientes. Para combater a vontade de ler dos cidadãos eles submetidos a um governo totalitário que providencia uma programação interativa com a televisão, além de pílulas e estimulantes. Quem é pego lendo é preso por crime contra a sociedade, e sua biblioteca é queimada POR BOMBEIROS. Isso mesmo, são os bombeiros que queimam os livros, uma vez que as casas não pegam mais fogo.


No meio disso, Um Bombeiro, MONTAG é questionado se é feliz vivendo naquele sistema e trabalhando daquele jeito. Curioso com o que poderia conter os livros, começa a ler. Daí começam seus problemas.

BradBury escreveu um texto que continua sendo recente e moderno. Atualmente vivemos em uma sociedade que não aprecia mais a leitura, está sempre refem da televisão, da internet, da mídia. Muitas das pessoa preferem copiar e colar a opinião da televisão, ao invés de criarem a sua.

Se quer mudar tudo isso, desligue um pouco a TV e vá ler um livro. A dica do Dia é FAHRENHEIT 451

PS: O livro ganhou uma versão pro cinema de 1966 na visão do diretor Francês François Truffaut , vale a pena conferir também:



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário